Validação de Recursos

Validar um recurso é assegurar que um resultado de exame, por exemplo, contém todas as informações exigidas conforme definidas pela RNDS. A validação de recursos pode considerar vários aspectos.

A validação é particularmente útil durante o desenvolvimento ou outro cenário no qual se deseja conferir um recurso a ser enviado ou recebido.

Interface gráfica

A RNDS disponibiliza um validador gráfico local. Abaixo segue uma ilustração da execução deste aplicativo.

image

Este validador é uma aplicação gráfica por meio do qual é possível fornecer as definições ou personalizações de FHIR estabelecidas pela RNDS e um documento JSON, por exemplo, cuja conformidade com as definições deve ser verificada.

Linha de comandos

Uma alternativa para validação é usar o aplicativo de linha de comandos validator, devidamente documentado e que permite seu uso via linha de comandos. Abaixo segue o formato de um comando para validar um recurso conforme definições e depositar o resultado em um arquivo JSON.

java -jar validador_cli.jar <recurso para validar> -ig <diretorio de definicoes> -recurse -output resultado.json

O recurso pode ser o resultado de exame laboratorial, arquivo JSON. As definições estão amplamente disponíveis. No acomando acima a saída será depositada em resultado.json. Em tempo, a representação JSON do recurso OperationOutcome.

Implementações

Last updated on