Skip to main content

Autenticação Java

Java apenas faz uso de comunicação via SSL quando a aplicação em questão "confia" no serviço com o qual está interagindo. A confiança é estabelecida por meio do conteúdo de um arquivo, o keystore.

O keystore deve conter os certificados das autoridades certificadoras cujos certificados por ela assinados são considerados confiáveis. Dito de outro forma, a aplicação em Java estabelece uma relação de confiança apenas com certificados assinados por autoridades certificadoras cujos certificados estão contidos no keystore.

O efeito prático é que uma aplicação em Java só confiará no certificado de um servidor da RNDS, se a autoridade certificadora que emitiu tal certificado estiver no keystore empregado pela aplicação. Ou seja, é necessário dizer em qual autoridade certificadora a sua aplicação deve confiar. Quando registrar tal informação no keystore da aplicação, então ela passará a confiar nos certificados por ela emitidos.

Caso contrário, o resultado provável da tentativa de acesso à RNDS por meio de Java será

javax.net.ssl.SSLHandshakeException: PKIX path building failed:
sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException:
unable to find valid certification path to requested target

Abaixo seguem os passos para evitar este problema a partir do projeto de segurança disponibilizado pelo DATASUS.

Certificado DATASUS

Abra o seu navegador e navegue até ehr-auth-hmg.saude.gov.br, por conveniência clique https://ehr-auth-hmg.saude.gov.br. Ignore a resposta do navegador, se for o Chrome, clique no cadeado ao lado da URL e, na sequência, na opção "Certificado (válido)", o resultado será algo parecido com a tela abaixo:

image

Nesta tela, observa-se que "Let's Encrypt Authority X3" é quem emitiu o certificado pertinente à página exibida pelo navegador. Ou seja, Java precisa que o certificado de "Let's Encrypt Authority X3" seja acrescentado ao keystore para que a aplicação possa confiar no certificado da RNDS.

Em tempo, Let's Encrypt é uma autoridade certificadora sem fins lucrativos. E, adicionalmente, os certificados por ela empregados, em particular o Let's Encrypt Authority X3 pode ser baixado sem dificuldades.

Observe que a recíproca também é verdadeira. Em particular, a RNDS confia apenas em certificados ICP-Brasil.

Certificado Let's Encrypt

No endereço https://letsencrypt.org/certificates/#intermediate-certificates é possível ter acesso a vários certificados da "Let's Encrypt", entre eles o Let’s Encrypt Authority X3 que, conforme visto acima, assina o certificado utilizado pelo DATASUS. Um dos arquivos (formatos) correspondentes ao certificado da Let's Encrypt Authority X3 é letsencryptauthorityx3.der.

Após baixar tal certificado, será necessário acrescentá-lo ao keystore empregado pela aplicação Java.

Projeto segurança

O arquivo certificado.jks é parte do projeto "Segurança - Projeto Java para gerar token autenticação", oferecido pela RNDS (baixe o arquivo .zip). Este arquivo é um keystore público, oferecido pelo DATASUS, cuja senha é "secret". O uso dele permite obter um token de acesso, contudo, não terá utilidade nos demais serviços (naturalmente). Contudo, é suficiente para o uso pretendido aqui.

Exibindo o conteúdo do keystore

Ao executar o comando keytool -list -keystore certificado.jks será exibido todo o conteúdo do keystore, no caso, contendo três certificados, cujos nomes (alias) são client, server e, o último, *.saude.gov.br (geotrust rsa ca 2018), conforme abaixo. A senha, conforme mencionada acima, é "secret".

Keystore type: PKCS12
Keystore provider: SUN

Your keystore contains 3 entries

client, 4 de mar de 2020, PrivateKeyEntry,
Certificate fingerprint (SHA-256): 08:81:5D:4D:F5:86:77:31:63:15:A1:D3:C7:AA:4C:39:35:17:69:4C:62:24:86:19:33:88:0F:42:8D:04:D7:BA
server, 11 de set de 2020, trustedCertEntry,
Certificate fingerprint (SHA-256): 1D:DB:8B:1C:A7:0C:C4:5D:5E:38:B5:09:ED:D2:F4:4C:1C:74:D8:65:BB:B6:AB:21:2D:AF:F1:58:08:74:99:CD
*.saude.gov.br (geotrust rsa ca 2018), 11 de set de 2020, trustedCertEntry,
Certificate fingerprint (SHA-256): D7:6B:42:22:8D:BE:29:F3:00:5A:C6:A1:2D:2B:43:24:26:B9:3B:35:73:8E:61:CC:FD:31:8A:F7:1C:1E:F0:5C

Observe que nenhum destes certificado é da autoridade certificadora "Let's Encrypt Authority X3".

Importar certificado

keytool -importcert -file letsencryptauthorityx3.der -keystore certificado.jks -storepass secret -alias letsencrypt

Exibindo conteúdo "cacerts"

No diretório lib/security/cacerts contém certificados que a JVM "confia". A lista deve incluir o certificado da autoridade certificadora que emitiu o certificado da RNDS.

A senha fornecida por padrão é "changeit". Naturalmente, você pode alterá-la.

  • keytool -import -alias rnp -keystore cacerts -file rnp.cer